Tendência 1: Abordagem estratégica
Assegurar que uma abordagem sustentável de colaboradores
seja parte da estratégia de negócios
seja parte da estratégia de negócios
“O verdadeiro papel do profissional de
Recursos Humanos é ajudar a converter os impactos de sustentabilidade de
uma organização ‘nos’ empregados para impactos ‘de’ empregados.” A
afirmação é de Elaine Cohen, executiva sênior de RH, em seu livro: CSR for HR: A necessary partnership for advancing responsible business practices (algo como: Responsabilidade Social Corporativa para Recursos Humanos: a parceria necessária ao avanço das práticas responsáveis de negócios, ainda sem publicação no Brasil). Na prática, esse esforço significa conjugar impactos positivos para/sobre os colaboradores com impactos positivos de sustentabilidade que possam ser também gerados pelos colaboradores.
Para a especialista, a empresa deve
gerenciar os funcionários de modo sustentável, visando ao seu bem-estar,
promovendo saúde e segurança, equilíbrio trabalho-vida, diversidade e
inclusão, igualdade de gênero, recompensas justas, salário digno,
promoção de desenvolvimento, comunicações internas positivas, diálogo
aberto e envolvimento com a comunidade.
Por outro lado, o RH deve atuar para que
todos os colaboradores se conscientizem de como suas
funções/atribuições impactam a agenda de sustentabilidade. Como eles
estão em contato cotidiano com diferentes partes interessadas
interna/externamente, cada um precisa compreender muito bem os
princípios de sustentabilidade e aplicá-los em cada ação/interação. “O
desafio é modificar as práticas de gestão de pessoas, fazendo com que
cada decisão de RH seja tomada sob a perspectiva mais ampla das partes
interessadas”, diz Elaine.
O desafio da sustentabilidade suscita,
portanto, não apenas a necessidade, mas também a oportunidade de colocar
o setor de RH no centro das principais tomadas de decisão e do
desenvolvimento e execução da estratégia corporativa, o que conferiria
um papel plural para a área. Nesse sentido, os estudiosos do tema
identificam várias frentes de atuação para um RH mais atuante e
estratégico.
Para Ellen Weinreb, CEO da Weinreb Group
– consultoria especializada em rede de fornecedores e sustentabilidade
–, a abordagem de temas relacionados ao conceito deve estar arraigada ao
próprio negócio. Envolver os funcionários nessa abordagem é uma tarefa
que pressupõe comunicar bem os valores e a missão da própria companhia.
Para o gestor de RH, um desafio central consiste em identificar os inputs
de sustentabilidade mais afinados com a estratégia do negócio,
apresentando-os tanto nos comitês de diretoria quanto para todos os
stakeholders.
Tendência 2: Educação/Desenvolvimento de Competências
Exercer papel decisivo no desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) para a sustentabilidade
É fundamental, para o líder de RH,
construir um nível básico de instrução, colocando todos os colaboradores
“na mesma página”. Para tanto, todos devem estar conectados, alinhados e
habilitados a implantar as estratégias e os objetivos de
sustentabilidade definidos pela empresa. E isso se dará mediante a
inserção do elemento sustentabilidade no modelo de competências.
Competências moldam expectativas de comportamento que, por sua vez,
determinam o desempenho.
Dentre as competências essenciais
baseadas em sustentabilidade, vale destacar, entre outras, o domínio de
conceitos básicos, o pensamento sistêmico e de longo prazo, a noção de
interdependência entre os sistemas produtivo, social e ambiental, a
escuta ativa e a capacidade de colaboração. Portanto, não se deve ter
uma “competência” denominada sustentabilidade. Mas um conjunto delas
fundadas na missão, visão e valores de sustentabilidade da companhia.
Um levantamento da consultoria canadense Strandberg
reforça essa avaliação, afirmando que, durante a orientação do processo
de inclusão do colaborador na companhia, o elemento educação já deve
estar presente. “Os funcionários precisam receber um resumo claro do
desenho formado pela visão, missão e objetivos de sustentabilidade da
companhia e esse posicionamento deve ser apresentado para todos os
níveis dos novos colaboradores. Precisam ser orientados, desde o início,
sobre os compromissos e políticas de sustentabilidade da empresa, sobre
os dados do relatório anual de sustentabilidade, como ela mensura os
seus resultados, e como eles podem aprofundar o seu conhecimento a
respeito do tema”, conclui. Ainda de acordo com o estudo, uma vez
introduzidos, os colaboradores devem receber treinamento regularmente,
pelo menos uma vez por ano.
É importante, ainda segundo a
Strandberg, manter-se uma perspectiva probatória. O momento de
treinamento ou integração é ideal para alinhar o funcionário e ressaltar
a importância de se comprometer com as metas sustentáveis da
organização. Sendo o gestor o principal porta-voz das mensagens e
objetivos, seu papel é fundamental. A consultoria recomenda incorporar
medidas simples, como, por exemplo, promover os valores da companhia em
todos as situações e ambientes de treinamento, integrando a dimensão do
resultado além do bottom line em todos os programas.
“Os gestores de RH entendem a relação
ganha-ganha do funcionário com plano de carreira e sucessão,
particularmente para os indivíduos de alta performance. Funcionários
estimulados a avançar em suas carreiras são mais motivados, leais e mais
produtivos. Para a organização conferir as melhores oportunidades de
indivíduo crescer na própria companhia, ela deve oferecer treinamento
específico relacionado aos papéis de liderança. Quantos mais e melhor
inserir a sustentabilidade nos seus esforços de de desenvolvimento, mais
lideranças focadas nos objetivos socioambientais a companhia terá.”
Segundo a consultora americana Ellen
Weinreb, considerando a relevância atual do conceito, a sustentabilidade
precisa necessariamente constar da job description de todos os funcionários. Em artigo publicado no site GreenBiz,
ela afirma que “se você deseja incorporar a sustentabilidade em uma
empresa, deve ter uma abordagem sistêmica sobre o modelo de competências
existente”, inserindo objetivos e metas sustentáveis no trabalho de
cada um dos colaboradores.
Fonte: Ideia Sustentável
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