Árvores reduzem mau cheiro e barulho na cidade.
Elas também absorvem gás carbônico e liberam oxigênio.
Elas também absorvem gás carbônico e liberam oxigênio.
As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade, como mostrou reportagem do Verdejando desta quarta-feira (4).
A partir da década de 1960, com a expansão urbana mais rápida, a umidade caiu em São Paulo e a temperatura subiu. Atualmente, a umidade é 7% menor do que na década de 1930. Mas em áreas arborizadas, a temperatura e umidade melhoram porque as árvores capturam o gás carbônico e libera vapor de água.
“Na parte debaixo de uma folha, eu tenho 50 mil 'boquinhas', em cada folha, que abrem às 9h e fecham às 16h. Essas 'boquinhas' capturam o CO2, que é um benefício, que é o sequestro de carbono e borrifam vapor de água para fora. Litros e litros de vapor de água. Então, ela faz um efeito com se fosse um ar condicionado. Além disso, ela faz a cobertura, ela baixa a temperatura”, diz o professor de botânica da USP Marcos Buckeridge.
Áreas mais arborizadas também colaboram para redução do mau cheiro e o barulho nas cidades, além de regular a temperatura, funcionando como um ar condicionado.
“Existem dados que mostram que uma região não arborizada em São Paulo, no mesmo horário, contra uma região arborizada, a diferença pode ser entre 8ºC e 10ºC", afirma Buckeridge.
Fonte: G1- Verdejando
Nenhum comentário:
Postar um comentário