Conheça o Programa Ipê Amarelo

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Higienização de alimentos: a receita da anvisa e os truques naturais


Higienizar os alimentos é imprescindível, e não apenas por conta dos agrotóxicos. Além dos vestígios químicos, é possível que vegetais se contaminem biologicamente (com detritos orgânicos, por exemplo), ou sujeiras diversas (como poeira). Isso pode acontecer em todas as fases do ciclo produtivo: no local em que foi plantado, pelo uso de fertilizantes, na colheita, no transporte e no ponto de venda. Alimentos orgânicos, com seus adubos orgânicos, também devem ser higienizados.




O que deve ser lavado

Frutas, verduras, legumes e raízes, ou seja, vegetais que são consumidos crus. Carnes não devem ser lavadas porque isso aumenta sua quantidade de água, tornando-as mais atraentes para bactérias. Nesse caso, a dica é eliminar a camada de gordura o máximo possível e não consumir a pele.

O passo-a-passo recomendado pela Anvisa

1. Retire os alimentos da embalagem ao chegar da feira, coloque em sacos limpos e abertos para permitir que respirem e deixe por pelo menos duas horas na parte menos fria da geladeira (normalmente a gaveta). O procedimento é necessário pois os vegetais possuem uma característica chamada de uptake: absorvem a contaminação do ambiente se são colocados em água na mesma temperatura que eles estão.

2. Lave cada uma das folhas e cada uma das frutas, sempre com água corrente (na bacia, apenas se espalha a sujeira).

3. Depois, deixe-os mergulhados por 5 a 20 minutos em uma solução de um litro d’água com uma colher de sopa de água sanitária de boa procedência, já que cloro é a única substância recomendada pelo Ministério da Saúde. Há uma série de produtos especiais que são encontrados em farmácias e supermercados, como Clorin e Hidrosteril. A assessoria de imprensa da Anvisa destaca que sua diferença em relação à água sanitária é basicamente o preço, mas que é necessário usar apenas água sanitária pura, sem termos como “alvejantes”, “tira-manchas”, “limpadores” no rótulo.

4. Retire e enxágue.

A receita natural

Solução com bicarbonato de sódio e vinagre:

Para quem prefere alternativas ao cloro, a dica é deixar as frutas, legumes e verduras de molho por 15 minutos em uma solução de 900 ml de água, 100 ml de vinagre branco ou de maçã e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, basta enxaguar com água corrente.

Outras alternativas

Tintura de iodo:
Comprada em farmácia, a tintura de iodo deve ser usada na seguinte proporção: 5 ml para cada um litro de água. É eficaz para tirar os agrotóxicos localizados nas cascas dos alimentos se deixados de molho por uma hora.

Esponja vegetal:
Recomenda-se o uso de uma esponja vegetal ao lavar as frutas e verduras com água corrente. Se forem escolhidos os vegetais da estação, melhor ainda.

Fonte: Teia Orgânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário