Conheça o Programa Ipê Amarelo

domingo, 20 de setembro de 2015

Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios



Poucos coisas são tão chocantes como a visão de oceanos, lagos ou rios poluídos. O lixo boiando, que mata animais e impede o ser humano de utilizar e consumir a água, é um retrato desolador que, infelizmente, ainda faz parte da realidade de muitas cidades e países.

Mas não é possível ficar de braços cruzados. Para mudar este cenário e ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância de preservamos nossos recursos hídricos, anualmente, no terceiro sábado de setembro, é realizado o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios. Este ano a data será comemorada hoje 20/09, quando acontece um grande mutirão no mundo todo para despoluir rios, lagoas, praias e oceanos.


O evento é promovido simultaneamente por diversas organizações internacionais. Entre elas está a ONG americana "The Ocean Conservancy", que desde 1986 celebra a data com uma das mais bem sucedidas mobilizações com voluntários ao redor do planeta. Em torno de 40 milhões de pessoas, em 125 países, participam da ação. 

Com as informações recolhidas pelos voluntários, a organização consegue fazer um mapeamento dos resíduos mais perigosos encontrados no mar e busca soluções para impedir que eles acabem tendo este destino. Ao participar de ações como estas, voluntários também se tornam mais conscientes sobre suas escolhas de consumo e o impacto que elas podem ter sobre o meio ambiente. 

Em 2013, os cinco tipos de resíduos mais encontrados pelos voluntários da The Ocean Conservancy nos Estados Unidos foram sobras de cigarro, embalagens de alimentos, garrafas PET, sacolas plásticas e tampas de garrafas. 

Vivemos em um planeta constituído por 70% de água, apesar disso, nossos recursos hídricos têm sido por demais explorados e sofrem constantemente com a negligência do ser humano. Rios, lagos, lagoas, mares e oceanos possuem uma ligação e dependência extremamente complexa. 

Nossa sobrevivência na Terra - e de milhões de espécies da fauna e da flora - dependem deste equilíbrio essencial da água. Ela é fundamental para a vida. Por isso, cuide, preserve e limpe!

Fonte: Info Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário