Conheça o Programa Ipê Amarelo

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cellophane House, a casa do futuro?


O que vocês acham duma casa construída em seis dias e que pode ser desmontada em só dois, será possível essa maravilha ? Estou falando da Cellophane House™ dos arquitetos americanos Kieran e Tiemberlake. Esta casa foi montada como se fosse um carro, toda a construção foi após dividida em chunks (conjuntos integrados) fabricados fora do local de implantação e entregue de caminhão, logo empilhados em cima uns dos outros com a ajuda dum guindaste e ferramentas manuais. A construção pré-fabricada tem suas vantagens como o desperdício mínimo de materiais e pouco entulho, mas é necessário um trabalho caprichado de desenho e planejamento da logística da montagem e do transporte, e até resolver os problemas de vedação. Trata-se duma casa unifamiliar com 167 m² e cinco andares, dois dormitórios, dois banhos, cozinha, estar e sala de jantar, cobertura com deck, garagem.

Basicamente é formada de dois componentes, a estrutura e o material de fechamento. A estrutura é de alumínio com tensores e colunas portantes de 360 mm, empregando sofisticados conectores para receber as partes durante a montagem. Enquanto ao fechamento da casa, temos pelo exterior um painel de polipropileno, com isolamento translúcido de aerogel como primeira capa; pelo interior temos a cereja do bolo, uma fina camada desenhada pelos arquitetos e chamada de SmartWrap™.
Num muro convencional temos a funções de vedação, isolamento térmico, barreira de vapor, barreira impermeável, função portante ou não portante. Esta SmartWrap™ nasceu com o desejo de recriar a envoltória tradicional de tijolo e argamassa, com uma sofisticada pele atuante como um filtro, permitindo seletivamente passar a luz do dia, o ar quente ou frio dependendo da época; e rejeitando os raios UV. Trata-se duma pele inteligente de massa customiçável, capaz de gerar energia, leve, sustentável; que integra as segregadas funções do muro tradicional numa pele multicapa de poucos milímetros de espessura, a qual pode ser colocada como agasalho do prédio na estrutura dele. O desafio fez necessário combinar as tecnologias de diversas indústrias, para que a SmartWrap™ conseguisse desempenhar as funções de refúgio, controle de clima, iluminação, informação, força.

As quatro camadas da SmartWrap™ são: uma capa exterior transparente de PET atuante como barreira climática; um fino filme de células fotovoltaicas para gerar energia elétrica; uma camada interior solar térmica e de bloqueio dos raios UV; uma camada interior de PET. Entre as camadas de PET ainda há uma câmara ventilada que captura o calor no inverno e ventila no verão, reduzindo a quantidade de energia necessária para calefacionar e refrigerar a casa.
Finalmente, em palavras dos próprios arquitetos Kieran e Tiemberlake: “A estrutura pode acomodar uma variedade de materiais para atender às diferentes necessidades, gostos e orçamentos, a casa pode se adaptar a diferentes locais e fatores climáticos, as plantas dos interiores podem ser facilmente alteradas.”

Arq. Roberto J. Steneri
https://thebobs.com/portugues/category/2014/peoples-choice-for-portuguese-2014

Fonte:Mundo da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário